Saltar para o conteúdo principal

EEC PROVERE "O Montado de Sobro e Cortiça"

ESTRATÉGIA DE EFICIÊNCIA COLETIVA PROVERE “O MONTADO DE SOBRO E CORTIÇA”
O PROVERE “O Montado de Sobro e Cortiça” obteve o reconhecimento formal da sua Estratégia de Eficiência Coletiva (EEC) “O Montado de Sobro e Cortiça” a 29 de Julho de 2009, no âmbito do anterior período de programação financeira (Quadro de Referência Estratégico Nacional 2007-2013 – QREN). Neste contexto, e para além de entidades públicas, integrava agentes da fileira da cortiça com atividades num largo espectro, desde o montado de sobro ao produto transformado final, num total de 19 entidades.
No seguimento da EEC aprovada no QREN 2007‐2013, das recomendações feitas no processo de avaliação decorrido no ano de 2015 e de acordo com os desígnios do Convite Nº ALT20-28-2016-12 e do POR Alentejo 2020 (designadamente no que respeita à Prioridade de Investimento 8.9), foi revisitada a Estratégia , reforçada a Parceria e proposto um novo Programa de Ação para o período 2014-2020, tendo sido aprovada a 12 de outubro de 2016 a nova EEC PROVERE “O Montado de Sobro e Cortiça 2014-2020”.
Com algumas diferenças relativamente ao anterior PROVERE, a EEC aprovada responde aos novos desafios dos territórios do montado de sobro e da cortiça, fomentando a competitividade deste território de baixa densidade, conferindo-lhes valor e consolidando a sua identidade e potencial económico focados no recurso endógeno.
O passo que se seguiu ao reconhecimento formal EEC PROVERE “O Montado de Sobro e Cortiça 2014-2020” foi a aprovação do Projeto Âncora “Estrutura de Coordenação e Gestão” , que integra a equipa técnica e a dinamização do modelo de governação e um conjunto de atividades de dinamização da parceria e de promoção do recurso endógeno.
No âmbito das atividades de apoio à parceria destacamos o boletim mensal de prospeção de oportunidades que permite a todos os parceiros verificar, caso aplicável, a elegibilidade dos seus investimentos no contexto de diferentes oportunidades de financiamento em vigor.


Publicações

BROCHURA MONTADO DE SOBRO E CORTIÇA

voltar ao topo