A Biblioteca Municipal de Coruche foi uma das 200 Bibliotecas da Rede de Serviço de Bibliotecas e Apoio à Leitura da Fundação Calouste Gulbenkian, tendo aberto as suas portas aos leitores no dia 17 de junho de 1962. Ao longo dos tempos a sua localização foi sofrendo mudanças, estando hoje situada na proximidade do Edifício dos Paços de Concelho, na Praça da Liberdade.
A Biblioteca integra a Divisão de Ação Sociocultural e Desportiva da Câmara Municipal, mantendo um papel de evidente transversalidade com os setores da Cultura e da Educação. Atualmente conta com um espólio de cerca de 21 mil obras e com um total de 2396 leitores.
A Biblioteca Municipal tem ainda, na sua dependência, a Sala de Leitura Drº Américo Durão situada na freguesia do Couço. Este polo, aberto ao público desde 2003, tem o nome daquele que foi o poeta da vila do Couço. Américo Durão, contempôraneo da poetisa Florbela Espanca, com a qual manteve uma relação muito estreita, íntima e duradoura, dedicando-lhe alguns sonetos. A sua produção literária repartiu-se pela poesia e pelo teatro, destacando-se o seu livro "Tântalo" como aquele que melhor afirmou o seu nome e que, segundo o filósofo Leonardo Coimbra, seu prefaciador, revela um “misticismo sensual profundo” tão próprio da filosofia e da poesia saudosista. As suas obras podem ser consultadas neste espaço de leitura, sendo que, alguns dos mais conhecidos poemas de Américo Durão estão disponíveis em CD, numa edição exclusiva da Câmara Municipal de Coruche.
A ação da Biblioteca Municipal orienta-se para a promoção do livro e leitura, através da organização de atividades e na coordenação de projetos que, pela sua diversidade e criatividade, fazem parte do roteiro literário e cultural dos que visitam Coruche. A Feira do Livro, que já vai na sua XXVI edição, é sempre um momento único para conhecer e falar com os escritores, os ilustradores e homenagear quem até já foi em Portugal Nobel da Literatura. Neste sentido, o apoio de entidades e instituições como a DGLB (Direcção Geral do Livro e das Bibliotecas), a Fundação José Saramago, a Casa Fernando Pessoa, a Casa Museu Miguel Torga, o Museu do Neo-Realismo, o Centro de Documentação 25 de Abril, a Universidade Católica Portuguesa, a Universidade Aberta, entre outras, tem sido preponderante para a realização de colóquios, conferências, exposições comemorativas, recitais de poesia e peças de teatro.
O trabalho desenvolvido com as Bibliotecas Escolares foi reforçado nos últimos anos como resultado das boas práticas que se têm vindo a fazer com os professores do Agrupamento de Escolas de Coruche. Neste âmbito, a dinâmica do Projeto de Leitura para o 1.º Ciclo, Um Livro Um Amigo, coordenado e implementado pelos técnicos da Biblioteca Municipal, levou a todas as crianças do concelho o gosto pela escrita e pela leitura.
Em estreita articulação com as Bibliotecas Escolares e no âmbito das orientações do Ler+ do Plano Nacional de Leitura (PNL), a Biblioteca Municipal promove a ida de escritores às escolas e a oferta de livros para as respetivas Bibliotecas.
Consulte o novo interface da Biblioteca Municipal de Coruche - Catálogo online
Através desta interface pode consultar o catálogo e obter informações acerca dos exemplares e a localização de documentos na biblioteca.
Para mais informações consulte a Biblioteca Municipal de Coruche.
Horário:
(segunda a sexta-feira)
09:00 - 17:30 horas
Morada:
Biblioteca Municipal
Largo do Pelourinho
2100-114 CORUCHE
Contactos:
Telefone: 243 610 212
e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Serviço PressReader nas Bibliotecas Municipais da Lezíria do Tejo
Está disponível nas Bibliotecas Municipais da Lezíria do Tejo o serviço PressReader (https://www.pressreader.com). Trata-se de um serviço personalizado, de confiança e qualidade, que possibilita a leitura de jornais e revistas de mais de 120 países, em formato digital.
Os leitores das bibliotecas municipais da região têm agora acesso gratuito a mais de sete mil dos principais jornais e revistas de todo o mundo, com funcionalidades de pesquisa, tradução instantânea em cerca de 18 idiomas, possibilidade de download para leitura offline e reprodução áudio dos artigos.
O serviço PressReader proporciona acesso aos leitores das Bibliotecas Municipais da Lezíria do Tejo a jornais e revistas dos mais diversos temas, pesquisando por país de origem, língua e categorias. Basta aceder através do website ou da aplicação própria, com recurso às credenciais associadas à rede de bibliotecas,
Para isso, tem de ser leitor da sua biblioteca municipal. Se ainda não é, inscreva-se já na Biblioteca Municipal de Coruche e tenha acesso livre ao PressReader.